A era do Capital - Hobsbawn
Contemporânea
A Era Do Capital
Eric J. Hobsbawm
O livro de Hobsbawn abrange um período curto, porém abrange uma grande extensão geográfica, tem como foco principal a expansão do capitalismo que iniciou-se em 1848.
Os materias utilizados para a elaboração deste livro, são materias de segunda mão, já que trata de temas que diversos estudiosos já o exploram. Em alguns momentos o autor aborda alguns acontecimentos históricos de maneira superficial, pois, se fosse feito um aprofundamento de todos estes acontecimentos, ficaria impossível que este estudo se desenvolvesse, portanto tem como o principal objetivo de fazer uma síntese histórica de maneira geral.
De acordo com a interpretação do período tratado no livro é possível uma compreensão dos acontecimentos no mundo contemporâneo.
O capitalismo é o assunto principal das décadas que se seguem a partir de
1848, nesse período o modo de produção capitalista era triunfante, e todo este triunfo estava ligado com o fato de acreditarem que o desenvolvimento industrial e de livre comércio faria com que a sociedade se desenvolvesse em todos os sentidos, considerando como se todos os indivíduos desta alcançassem condições de vida dignas, riqueza material, e oportunidades para todos com a expansão capitalista. Todo este desenvolvimento capitalista trouxe para países europeus e também para alguns países da américa do norte, um cenário totalmente novo, fazendo com que surgissem novas cidades, fábricas, estradas de ferro,o processo de migração do campo para a cidade e também a proletarização das massas contribuiram para este novo cenário .
Tais desenvolvimentos desta nova sociedade que era dominada pelo capital, se deram de uma maneira mais maciça com a revolução industrial, período onde aconteceram invenções e melhoramento de máquinas que proporcionaram a mecanização do trabalho, e também outro acontecimento que impulsionou tal desenvolvimento econômico, foi