A era digital
Era digital: Jovens não querem mais mudar o mundo A Internet surgiu para distribuir as informações de modo mais rápido. No início, era usada apenas por militares. Desta forma, caso algum país ousasse bombardear as bases militares, as informações não ficariam restritas asomente uma central. Só no fim dos anos 80, os primeiros provedores de serviço chegaram às casas dos cidadãos comuns. Entre todos os avanços tecnológicos, a grande rede mundial de computadores foi um dos que mais transformou a vida das pessoas. A comunicação se tornou eficiente e ágil, conectando as pessoas em todas as partes.
Diante de tantas mudanças, o dia-a-dia das pessoas passou a exigir uma velocidade muito maior da que se era exigida há 30 anos. E as crianças e jovens que nasceram naera da Internet sentem os reflexos de um mundo mais hiperativo. “A velocidade com que os jovens aprendem a lidar com os [produtos] eletrônicos é fantástica. A minhageração iria ler o manual, ver o funcionamento e testar. Os jovens de hoje fuçam mais e não têm medo”, é o que diz a jornalistaMara Cristina de Souza Gomes, mãe de Mariana, 25, e Maria Eugênia, 12.
A jornalista também ressalta o quanto a rede mundial de computadores mudou arealidade estudantil dos jovens contando as experiências vivenciadas por suas filhas. “Mariana tinha que ir em busca de livros para se aprofundar. Já a Maria Eugênia ganhatempo com uma pesquisa na Internet, mas também perde muito tempo selecionando informações que, às vezes, não têm credibilidade”.
A tecnologia, ao mesmo tempo que tenta aproximar as pessoas, gera superficialidade nas relações. A professora mestre em Educação, Sigelda Mendes, que dá aulas para o Ensino Médio, afirma que os jovens de hoje trocam o relacionamento presencial pelo virtual, o que acaba por provocar um distanciamento do mundo real. “[A comunicação pela Internet] é um relacionamento virtual. Ainda defendo a importância dos jovens se relacionarem por