A era da logistica
1. O diferencial apontado no texto sobre a operação da Zara é a sua capacidade de distribuição. Quais fatores são apontados como mais importantes para este sucesso?
A gestão dos parceiros e controle de estoque, a administração da produção, inteligência estratégica, esses são os principais fatores da Zara que geram a grande capacidade de despachar os produtos.
2. Em termos gerais, conforme o texto, o que significa dizer que uma empresa tem uma boa logística?
Significar colocar o produto certo no lugar certo, na hora e na quantidade certa, a preços competitivos, com as informações adequadas, no menor tempo possível.
3. Que passagem do texto melhor exemplifica a importância do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (o “Supply Chain Management”)?
Com o aumento brutal da circulação de mercadorias e a pressão incessante por reduzir custos e aumentar as vendas, as empresas voltaram os olhos para a importância de desenvolver uma cadeia de suprimentos eficiente. Isso implica a coordenação das diversas partes envolvidas num processo produtivo - do fornecedor da matéria-prima aos parceiros responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, passando pela operação de frotas de transporte, pelo recebimento de encomendas e até pelo recolhimento de pagamentos.
4. Cite um exemplo de integração entre elos da cadeia de suprimentos que possa contribuir com o sucesso das operações de ambos.
Exemplo citado no texto é a parceria entre UPS e a Toshiba. A UPS transporta milhares de pacotes por dia e criou uma facilidade para quem precisa consertar computadores laptop da Toshiba. Quando o laptop chega a um de seus CD´s, é levado ao armazém onde o reparo é feito por técnicos da própria UPS treinados pela Toshiba. Esse elo entre as empresas reduz o tempo do reparo e evita aumenta a capacidade de produção da