A Epidemiologia Estuda Os Diferentes Fatores Que Interv M Na Difus O E Propaga O De Doen As
614 palavras
3 páginas
A Epidemiologia estuda os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários a sua prevenção. A história natural da doença refere-se a uma descrição da progressão ininterrupta de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição aos agentes causais até a recuperação ou a morte.A historia natural se desenvolve em dois períodos: o período epidemiológico (suscetível-ambiente) e o período patológico (modificações que se passam no organismo vivo).
PERÍODO DE PRÉ-PATOGÊNESE: é o momento da anulação do equilíbrio, envolve as inter-relações entre os agentes etiológicos da doença, o suscetível e outros fatores ambientais que estimulam o desenvolvimento da enfermidade e as condições sócio-econômico-culturais que permitam a existência desses fatores. Esse período se compõe dos seguintes fatores:
FATORES SOCIAIS :
Fatores sócio-econômicos: onde os grupos sociais economicamente privilegiados estão menos sujeitos à ação dos fatores ambientais que causam doença, cuja incidência é elevada nos grupos economicamente desprivilegiados. Fatores sócio-políticos: desprivilegio jurídico-legal, decisão política, valorização da cidadania ao acesso às informações.
Fatores sócio-culturais: passividade diante do poder exercido com incompetência ou má fé, alienação em relação aos direitos e deveres da cidadania, incapacidade de se organizar para reivindicar etc.
Fatores psicossociais: referem-se às interações entre meio ambiente e condições de trabalho
Graças aos esforços dos novos epidemiologistas, existe um jeito diferente de trabalhar o social, onde já não é apresentado como uma variável ao lado dos outros fatores causais da doença, Aparece sob a forma de relações sociais de produção responsáveis pela posição de segmento da população na estrutura social.
FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS.
Há uma associação inversa, que não é somente de ordem estatística, entre capacidade