A entrevista
Objetivos
O objetivo deste trabalho foi realizar entrevista de ajuda com pessoas que vivenciam o adoecimento mental, internadas em hospital geral, com o propósito de oferecer um espaço de escuta, fortalecer a relação enfermeiro-paciente e qualificar a assistência de enfermagem a este contingente populacional.
Metodologia
Este trabalho constitui-se em um relato de experiência desenvolvido por meio da utilização da entrevista de ajuda, com pessoas de ambos os sexos, acometidas por enfermidades mentais, que se encontravam internadas em um Hospital Geral de pequeno porte, localizado na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A entrevista de ajuda foi realizada por dois acadêmicos de Enfermagem.
A comunicação é um instrumento valioso para a assistência em enfermagem. Ela permeia as ações realizadas junto ao paciente e seus familiares. A entrevista de ajuda constitui-se em uma ferramenta que pode ajudar o sujeito a lidar com as suas angústias, a encarar suas dificuldades e a conviver com outras pessoas de forma positiva. Também oferece ao paciente espaço de aprendizagem e contribui para que os profissionais de enfermagem possam identificar e atender as demandas de saúde desse estrato populacional. Segundo Benjamin (2008), a entrevista de ajuda consiste em um diálogo entre duas pessoas cuja