A Entidade - Análise Crítica
A ENTIDADE (SINISTER) - 2012
Brasília
2014
A Entidade: Um filme para quem gosta de uns bons sustos.
A Entidade (Sinister) é um filme de terror sobrenatural, na trama Ethan Hawke interpreta Ellison, um escritor de livros policiais que escreve sobre crimes reais e fez bastante sucesso no passado, mas que no presente não consegue escrever bons livros, então na esperança de escrever um novo livro de sucesso, ele se muda com sua família para uma casa onde uma família inteira foi assassinada. Ele pretende investigar essa história e transforma-la no enredo do seu próximo livro.
Após a mudança, Ellison descobre no porão de sua nova casa uma caixa com vários filmes caseiros antigos em Super 8 e um projetor. Ele resolve então assistir aos filmes e o primeiro que assiste retrata justamente o assassinato que ocorreu na casa onde agora mora com sua família, posteriormente ele assiste aos outros que revelam que outras famílias foram mortas em condições brutalmente semelhantes, e ao que parece, todos os crimes foram cometidos pelo mesmo criminoso ao longo de várias décadas. Uma outra coincidência que Ellison repara é o fato de todos de uma mesma família sempre serem assassinados com a exceção de uma criança que era poupada, mas em contrapartida desaparecia sem nunca ser encontrada.
O grande destaque do elenco é Ethan Hawke, Ethan que já havia sido indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo seu papel em Dia de Treinamento (2001) nunca havia trabalhado em um filme sobrenatural, sua dedicação e entusiasmo ficam evidentes. O ator demonstra toda a sua competência e consegue uma excelente interpretação do seu personagem, que merece ser destacada.
O filme tem um início empolgante, mas depois começa a abusar de clichês e elementos que são comuns na maioria dos filmes do gênero, como imagens e ruídos que provocam tensão no espectador, isso não chega a ser um problema no filme pois o diretor Scott Derrickson consegue envolver o espectador na