A engenharia e a proteção ambiental
A preocupação com as alterações no meio ambiente causadas pela humanidade aumentou nos últimos anos, devido a isso, pesquisas e maiores investimentos em processos para aperfeiçoar os tratamentos de rejeitos ficaram mais evidentes nas indústrias e fábricas. Com isso a engenharia passa a ser fundamental neste contexto, deixando de apenas se preocupar com a forma de se fazer um tipo de processo, para se preocupar em fazer de uma forma sustentável e que cause o mínimo de impacto no meio ambiente.
2-Objetivo
A aplicação da engenharia em processos nas indústrias e fábricas alterou de forma significativa os ganhos e lucros, muitas vezes sem nenhum tipo de preocupação com a forma de descarte dos rejeitos que sobram dos processos, causando impactos e mudanças no ambiente irreversíveis. O atual desafio para a engenharia é conciliar o alto desempenho e a sustentabilidade, podendo através de pesquisas e projetos aperfeiçoarem processos de tratamento de resíduos para acabar ou ao menos minimizar os impactos ambientais.
3-A engenharia e as alterações ambientais
Os impactos ambientais devido às atividades humanas são os principais motivadores das alterações climáticas na terra. Desde meados do século XVIII, com o início da revolução industrial, processos industriais foram otimizados com a introdução de motores a vapor, tudo ficou mais rápido e simples. O consumo de combustíveis fósseis (não renováveis) aumentou, o único empenho dos setores de engenharia era em como aumentar a produção. Motores e processos com rendimentos baixos em relação ao consumo eram empregados sem nenhum tipo de restrição. O modo em que os gases resultantes da queima eram descartados, durante anos nem foi levado em consideração. Fábricas, automóveis, termoelétricas entre outros, liberando gases poluentes na atmosfera sem nenhum tipo de fiscalização ou preocupação com os impactos ambientais. Pode-se afirmar devido aos fatos citados acima que as