A Energia Solar
Energia Solar é a designação dada a qualquer tipo de energia luminosa provindente do Sol e a utilização dessa energia captada pelo Homem como energia eléctrica ou mecânica.
Aproximadamente 30% da radiação Solar entrante se reflete sem mudança na amplitude de onda. Cerca de 47% é absorvida pela atmosfera e pela superfície terrestre, provoca um aumento de temperatura e, em seguida, irradia-se novamente para o espaço. Apenas os 23% restantes penetram no sistema terrestre e passam a ser a força motriz de ventos, correntes, ondas, modela nosso clima e proporciona o ciclo da água. Em última instância, também será re-irradiado ao espaço.
Com o movimento de tranlação a Terra recebe 1.410 W/m2 de energia Solar. A luz Solar, ao passar pela atmosfera, está maoritáriamente em forma de luz visível e luz ultravioleta ( UVAe UVB).
Vantagens e Desvantagens A energia Solar, como outra coisa qualquer, tem vantagens e desvantagens, heis algumas delas:
Vantagens
A energia solar não polui durante seu uso.
Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
Desvantagens
Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele.
Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.
Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
Locais em latitudes médias e