A energia solar obtida a partir do sol
A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e não emite poluente.
Pode ser obtida de duas formas:
1- Através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade.
2- A partir do sol, pela construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas.
O sol é a fonte de energia com maior poder de aproveitamento que nós temos. A energia solar é aproveitada pela natureza desde quando as primeiras plantas fotossintetizantes surgiram na Terra. O sol irradia a sobre a Terra uma quantidade de energia suficiente para suprir totalmente a demanda mundial por um ano.
O homem começou utilizando a energia solar principalmente como fonte de calor e após muitos anos de estudo conseguiu transformá-la diretamente em energia elétrica. Grande parte da luz recebida pela Terra é refratada pela atmosfera e acaba sendo dispensada. Mesmo assim, a quantidade de energia que atinge o solo continua sendo muito grande, podendo ser estimada em 1000 watts por metro quadrado.
Aqui está a aplicação do calor em diversas áreas da sociedade:
• Em casa – no preparo de nossos alimentos, no aquecimento da água, ao secar roupas, etc.
• Na indústria – utilizado em diversos momentos, como por exemplo: no arado, nas armas de guerra, na construção do papel e do vidro, no polimento de pedras preciosas, enfim, em várias ocasiões.
• No transporte – é usado na queima de combustíveis para o movimento de motores.
• Usinas termelétricas e nucleares – responsável por girar as turbinas que movimentam os geradores, para produzir eletricidade.