A EMPRESA VISTA SOB A ÓTICA DA TOTALIDADE
PARADIGMA NEWTONIANO-CARTESIANO: O REDUCIONISMO
Não há processo de aprendizagem e criatividade no paradigma antigo, pois o reducionismo e a fragmentação não abrem espaço para a discussão de idéias divergentes, ou seja, não existe diálogo ou, quando há, é pobre em argumentos.
Paradigma Holístico – a totalidade
A evolução e o progresso caminham para a união indissolúvel entre matéria, vida e mente, pois no velho paradigma os elementos formavam conjuntos separados e fragmentados. Esta tríade pode ser entendida como corpo, emoções e mente.
As organizações modernas estão imersas em ambientes dinâmicos, provocando alterações radicais na forma deserem gerenciadas. A solução deste problema está na capacidade dos gestores em aprender a aprender o novo e desaprender o passado, o obsoleto, ou seja, passa por uma reconceitualização dos modelosmentais de cada indivíduo, refletindo, por conseguinte, na própria mudança de atitude da organização como instituição constituída.
Em outras palavras, o aprendizado individual e o aprendizado emequipe influenciam o aprendizado institucional da organização. É, na verdade, a capacidade de