A Empresa Socialmente Responsável
Missão, Visão e Valores são os pressupostos que norteiam a razão da existência de uma empresa, os objetivos que pretende atingir e os princípios de sua cultura organizacional, sendo que o lucro é a meta de toda a empresa privada com fins lucrativos, mas não deve ser a única, pois a organização também precisa atender a demandas sociais direcionando estes pressupostos para solucionar os problemas da sociedade.
As teorias da Administração, de Taylor a Drucker, não consistiram em resolver apenas os problemas das empresas, mas também em solucionar as questões da própria sociedade, por isso, para a empresa atingir o seu objetivo social, suas metas precisam ser alinhadas aos problemas da sociedade.
Os gestores precisam entender que tornar a empresa em uma entidade socialmente responsável, aproxima a empresa da sociedade e do seu próprio público alvo, construindo uma imagem positiva de sua marca.
Uma empresa que se preocupa em minimizar a emissão de resíduos, que utiliza papel reciclado, que promove ações sociais, que promove o apoio à educação, à cultura e aos esportes, que recolhe material para reciclagem e reutilização, entre tantas outras práticas, se antecipa às demandas sociais e à própria fiscalização, eximindo-se de problemas futuros, além de permanecer próxima daqueles que irão consumir os seus produtos e serviços.
Mas a empresa não deve fazer isso apenas para garantir o lucro, mas também para realmente se converter em uma fonte de soluções para os problemas da sociedade, pois o objetivo de um produto é justamente atender às necessidades do cliente e isso significa resolver o seu problema.
Uma empresa em atividade é responsável por gerar empregos, pagar salários, recolher tributos, girar a economia e produzir riquezas, motivos estes que por si só já tornam a empresa em uma fonte de soluções para os problemas sociais, mas ela não deve parar por aí, pois há outras questões igualmente importantes.
As questões ambientais