A empresa Enron
A empresa Enron foi fundada em 1985 em Omaha EUA, por Kenneth Lay,unificou a Houston Natural Gas, sua comercialização era a transporte de gás natural entre outros.
A empresa investiu em mercados futuros, a Eron e seus investidores, adotaram um plano de compra e venda de energia com contrato de para entregas futura. Em 1990 O cunsultor Jeffery Skilling se tornou diretor de operações da Eron, utilizando de formas antigas seu objetivo era construção de usinas de energia, ampliar os negocios baseados em imformações, em parceria com a firma de contabilidade empresa Arthur Andersen, mudou o procedimento contabil da Eron.
Focado nas vendas fracionou contrato de energia buscando grandes e pequenos investidores, Skilling influenciou a comissão de Valores Mobiliários a permitir contabilizar lucros de contrato a longo prazo, em 1992 a Eron era considerada a maior companhia de gás natural nos Estados Unidos. com o status de empresa solida e em amplo desenvolvimento atraia investidores, o diretor financeiro Andrew Fastow criou outras entidades empresarias separada para que a empresa principal não se exponha em relatorio financeiro.
Uma empresa em pleno sucesso comercial escondia a realidade de uma futura falencia, a Enron tinha como cultura que distribuir uma bonificação elevada aos funcionários encarregados das operações das negociações influenciando a gerar lucros a qualquer custo, a receita contábil era alterado pela pratica de marcação de mercado, contabilizava o projeto de lucros futuro, inúmeros projetos não saíram do papel e outros a lucratividade era menor que o esperado.
Kenneth Lay tinha grande infuencia no governo americano, o ex-presidente americano George Bush e, a imprensa auxiliou de forma involuntária para o golpe reportando a Enron como potencia comercial, atraindo mais e mais investidores.
Nos anos 80, Ronald Reagan decretou um plano de desregulamentação dos mercados financeiro economistas americanos sustentaram que a restrição às