A emergente música independente
Autor: Karina Francis
Referência bibliográfica: FRANCIS, Karina. A emergente música independente. 2011. Rockazine. disponível em: Acesso dia 09/11/2013.
Indicado para: Compreender o cenário mundial e nacional da música independente.
• Algumas pessoas ligam o surgimento do cenário independente com a “era punk” que existia nos EUA na década de 70. Acredita-se que as bandas eram formadas para tocarem em festas de amigos, o que ainda é comum e que com o tempo elas começavam a fazer um sucesso regional. O movimento denominado “Faça você mesmo” atraiu diversos músicos para o seguimento mesmo com toda dificuldade de produzir musicas e principalmente discos.
• Com avanço tecnológico, diversos meios foram aprimorados e se tornaram propícios a divulgar os trabalhos das bandas que surgiam. Até os anos 2000 (dois mil) a principal dificuldade das bandas era arrumar produtoras para si, com avanço principalmente da internet as bandas Independentes tiveram um amplo espaço para divulgar seus trabalhos não sendo necessária uma produtora para leva-los ao sucesso.
• Mundialmente o cenário musical independente é conhecido como underground (subterrâneo) este termo é para segmentar um grupo que foge dos padrões comerciais, e que não criam seus estilos para a massa e sim para um pequeno grupo que os acompanha.
Quando uma banda sai do underground significa que ela conquistou um grande público, que fez sucesso e que há uma produtora por trás deste sucesso.
• A principal característica dos músicos independentes é a utilização de meios alternativos para divulgar suas musicas e/ou trabalhos. Os meios mais comuns nos dias atuais são os sites que englobam um grande numero de usuários (ex: Youtube, Facebook, Myspace).
• O preconceito que cercava o cenário musical independente, principalmente o brasileiro vem deixando de existir cada dia mais, por ter músicos de qualidade e com grandes seguidores nas redes, acabam atraindo os ouvidos de