A ELITE DO PODER
TRABALHO E DESIGUALDADE SOCIAL
Para responder essa pergunta, precisamos fazer uma breve análise histórica das formas de organização do trabalho em diferentes sociedades e em diferentes períodos.
Na antiga sociedade greco-romana, a atividade escravista era a base econômica. Já a sociedade feudal na Idade Média, se utilizava do trabalho dos servos para manter o feudo.
No Brasil, desde a chegada dos portugueses, ocorreu a atividade escravista. Primeiramente, os índios foram escravizados e posteriormente ocorreu o regime escravocrata que contava com a mão-de-obra dos negros vindos do continente africano, esse regime durou até o fim do século XIX.
Atualmente, a maior parte do mundo, inclusive o Brasil, faz parte do sistema capitalista.
Karl Marx, um importante autor para a Sociologia, fez estudos e apontamentos que relatam, de acordo com sua teoria, que essa sociedade capitalista é caracterizada pela produção, pelo consumo, pela distribuição e pela troca de bens, bem como pelo trabalho assalariado.
Agora que já temos alguns exemplos de como diferentes sociedades se organizaram para produzir seus bens e como funciona o sistema capitalista, vamos responder à pergunta: “Quem inventou o trabalho?”.
O trabalho sempre existiu, mas, no decorrer da história, se tornou o principal fator da exploração.