A eletroestática.
Define-se carga elétrica puntiforme como sendo um corpo eletrizado cujas dimensões são desprezíveis se comparadas às distâncias que o separam de outros corpos eletrizados. O conceito é semelhante à ideia de um ponto material, apresentada na cinemática.
Consideremos duas cargas elétricas puntiformes q1e q2, separadas por uma distância d, conforme indica a figura:
Sabemos que se as cargas, sendo de mesmo sinal, sofrerão uma repulsão.
Sabemos que se as cargas, sendo de sinais contrários, sofrerão uma atração.
Charles Augustin de Coulomb formulou em 1785, após análises experimentais, a lei que rege essas interações e que levaria seu nome – a Lei de Coulomb:
“A força de ação mútua entre dois corpos carregados tem a direção da linha que une os corpos e sua intensidade é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.”
Assim podemos escrever:
|F → |=k|q 1 |⋅|q 2 | d 2 onde k é uma constante de proporcionalidade, dependente do meio,chamada constante eletrostática. A constante k, no vácuo, tem o seguinte valor, medido em unidades do SI (Sistema Internacional):
K 0 =9,0⋅10 9 N⋅m 2 /C 2
Campo elétrico
Campo Elétrico é um campo vetorial gerado por uma carga elétrica ou uma distribuição de cargas. Considere uma carga Q fixa em uma determinada posição. Já sabemos que se uma carga q for colocada em um ponto P1, a uma distância de Q, aparecerá uma força elétrica "F" atuando sobre q. Essa força é uma força de ação à distância, ou seja, não existe um objeto ou meio entre os dois corpos responsável pela força
Outra forma de interpretarmos o fenômeno é a seguinte: ao colocarmos a carga Q (chamada de carga fonte) em um ponto do espaço, esta altera as propriedades do espaço a sua volta. Essa propriedade, que será representada por um vetor para cada ponto do espaço, é camada de Campo Elétrico (E). Desta forma, a carga Q cria um campo elétrico em sua vizinhança e este campo