A Eletriza O Por Atrito
CURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL 3
Turma nº 1003
Experiência nº 1
Data 03/03/2015
Nome da experiência: A ELETRIZAÇÃO POR ATRITO, O PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DAS CARGAS, LEI DAS CARGAS
Professor: Maria de Lourdes Martins Magalhaes
Alunos: Wellington Dionne Dourado da Silva
1. INTRODUÇÃO
Este experimento tem como objetivo reconhecer que os corpos possuem carga elétrica, identificar os dois tipos de cargas, e relacioná-las com a falta ou excesso de elétrons nos átomos; demonstrar que há transferência de elétrons entre alguns materiais, quando atritados, torna-os eletricamente positivos ou negativos; demonstrar que materiais com cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, enquanto que com cargas de sinais diferentes se atraem; quantificar a força de atração ou repulsão entre materiais carregados eletronicamente através da “lei de Coulomb”.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
A preocupação do homem em compreender a natureza da matéria vem desde a antiguidade, quando filósofos (gregos e hindus), por volta de 500 a 270 A.C., já pensavam que as substâncias eram formadas por pequenas partículas que não poderiam ser divididas.
A palavra átomo é proveniente do vocabulário grego e significa indivisível.
O núcleo atômico
Atualmente sabemos que o átomo, tido inicialmente com indivisível, quando comparado com suas dimensões externas, possui praticamente toda a sua massa num diminuto ponto central chamado núcleo atômico.
O núcleo atômico possui vários componentes, sendo mais conhecidos as partículas eletricamente positivas chamadas prótons e as eletricamente neutras denominada nêutrons.
O elétron e a eletrosfera
Ao redor do núcleo, apresentando carga elétrica negativa, os elétrons se movimentam em órbitas bem organizadas, dentro de uma região conhecida como eletrosfera.
A massa do elétron é cerca de 1840 vezes menor do que a massa do próton.
O ânion (íon positivo)
Normalmente o átomo e eletricamente neutro,