A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL/LOCAL NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE PROTEÇÃO SOCIAL ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

1083 palavras 5 páginas
Segue meu trabalho do 6º periodo de Serviço Social.
Espero que seja útil.

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................10

1 INTRODUÇÃO
Este estudo tem a finalidade de elaborar um diagnóstico da problemática social na construção das Políticas de Proteção às Crianças e Adolescentes do bairro Maré no município do Rio de Janeiro, bem como a realizar a reflexão sobre a realidade local e sobre a importância dos indicadores sociais frente à construção das políticas sociais da criança e do adolescente.
Para isto será efetuado uma elaboração da caracterização do bairro Maré, com seus principais indicadores sociais e será contextualizada a implantação das Politicas Publicas de proteção às crianças e adolescentes a partir da Constituição Federal.
Abordaremos sobre as principais leis relacionadas à área, seus princípios e suas diretrizes. Descreveremos também os desafios da implantação e efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O diagnóstico é muito importante pois ele é o resultado da comparação entre a realidade atual do bairro a realidade ideal para que o mesmo possa proporcionar uma vida mais digna para seus moradores.
Com a elaboração do diagnóstico tentaremos elaborar projetos de ação onde poderemos aumentar as expectativas de um futuro melhor para as crianças e adolescente oferecendo alguma soluções para as demandas apresentadas sempre embasados pelo nosso código de ética e na lei de regulamentação da profissão.

2 DESENVOLVIMENTO

O bairro Maré existe desde os anos 40, com o

Relacionados