A eficiência técnica e econômica e a viabilidade de produtos e serviços de informação
A eficiência técnica e econômica e a viabilidade de produtos e serviços de informação*
Aldo de Albuquerque Barreto
Resumo
Relatório de pesquisa sobre a produção, distribuição e assimilação da informação onde são discutidas medidas de eficiência técnica e econômica e viabilidade de produtos e serviços de informação. A partir de um enunciado próprio de informação o estudo segue colocando a relação entre informação e conhecimento como um novo contexto teórico para análise do tema proposto. A distribuição da informação e sua assimilação confere valor para qualquer estrutura de informação em um processo de informação/conhecimento, mas são os estoques estáticos de informação processada e armazenada que determinam o fluxo real de informação para a sociedade.
Palavras-chave
Informação; Conhecimento; Avaliação; Valor da informação
Em agosto de 1994, realizou-se, no Rio de Janeiro o I Encontro de Pesquisa da Pós-Graduação em Ciência da
Informação mantida pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o CNPq/IBICT.
Na abertura deste Encontro a professora doutora Solange Puntel Mostafa, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB), referiu-se a um artigo, de autoria deste pesquisador, publicado na Revista São Paulo em Perspectiva, intitulado A Questão da Informação1. A professora Puntel Mostafa ressaltou particularmente uma nota de final de artigo que dizia :
“ As colocações indicadas neste artigo são fruto das reflexões de um ego pensante, sem aprisionamento a doutrinas ou teorias estabelecidas e dentro deste espaço devem ser vistas e analisadas .” como sendo um dos fatores de interesse e novidade do artigo, para a pesquisa na área de ciência da informação, declarando a sua opinião da quase impossibilidade de uma nota como esta aparecer em um relato de pesquisa que fosse realizada há alguns anos.
O artigo mencionado era