a eficiência dos fornos micro-ondas em esterilizar meios de cultura e materiais
O forno de micro-ondas funciona transformando energia elétrica em energia térmica. Ele possui uma fonte elétrica que emite ondas eletromagnéticas responsáveis por aumentar a energia cinética das moléculas de água dos alimentos. A temperatura é um número que expressa o estado de agitação das partículas, e assim, aumentando a vibração das moléculas, aumentamos a temperatura do corpo. O forno micro-ondas possui um equipamento chamado magnetron, que é seu componente mais importante, e utiliza a vibração de elétrons para gerar um campo magnético. As ondas eletromagnéticas atravessam vidro, cerâmica, plástico, papel e outras estruturas. Mas, as moléculas de água absorvem a energia dessas ondas na freqüência de 2450 MHz, gerando uma vibração na mesma freqüência gerada pelo magnetron. Estas ondas penetram até 5 cm na superfície dos alimentos, e o calor então é transmitido por condução.
Além disso deve-se lembrar que a morte de microorganismos não é causada diretamente pelas ondas do microondas mas sim pelo calor gerado por essas ondas.
O uso do calor para controle microbiano tem a vantagem de apenas ter dois parâmetros que variam :tempo e temperatura.Todos os microorganismos possuem uma temperatura ótima,mínima e máxima de crescimento de crescimento,assim quando são submetidos a temperaturas superiores a máxima o resultado é a morte dessa população microbiana.
A morte dos microorganismos por microondas se dá pelo calor gerado pela radiação emitida.Assim quando expostos a altas temperaturas ocorre a morte pela desnaturação das proteínas , ácidos nucléicos e oxidação dos constituintes das células.
Alguns fatores devem ser considerados para a eficiência da ação microbicida do forno microondas:
Características dos microrganismos presentes na amostra.Em geral as bactérias gram –positivas e microorganismos esporulados são mais resistentes a radiação comparado a bactérias gram –negativas.
Temperatura e tempo que os microorganismos são expostos