A EDUCAÇÃO X INCLUSÃO SOCIAL
O presente trabalho pretende entender do que se trata a educação, seu papel e situação atual, além de verificar seu envolvimento junto a sociedade e mais especificamente os indivíduos que a compõem.
Objetiva-se compreender a relação entre educação e sociedade, a fim de avaliar o papel da primeira no desenvolvimento e comprometimento dos indivíduos frente sua realidade social.
Para atingir os objetivos, valeu-se de pesquisa qualitativa por levantamento bibliográfico às principais bases de dados e literaturas específicas.
Acredita-se que haja oferta e permita-se o acesso a educação de forma planejada e estruturada pelos órgãos públicos responsáveis, além de participação de fiscalização no funcionamento desse serviço. O problema é de que forma se dá esse acesso e se sua abordagem permite que o indivíduo nele inserido desenvolva seus potenciais de forma plena, capaz de conduzir-se com autonomia, exercitando sua cidadania.
Esse trabalho tentará verificar tudo o que abrange educação, seu histórico atual e suas potencialidades para interferir no desenvolvimento positivo da sociedade.
Antes de se tentar desenvolver políticas públicas competentes é necessário que se identifique uma comunidade, seu perfil, sua cultura e crenças, além de o indivíduo que a compõe. Dessa forma será possível construir uma educação que seja eficiente e permita a inclusão social.
Feito isso pretende-se sugerir formas eficazes de abordar a sociedade e mais particularmente, o indivíduo, para que a educação realmente possa alcançar seus reais objetivos. Obviamente não se espera resolver todos os problemas de uma só vez, idealizando a melhor forma de abordar a sociedade na educação. Já que isso exige tempo, estudos e avaliações constantes de sua eficácia ao desenvolver seus objetivos.
O ponto principal é conhecer a população e o indivíduo nela inserido, seu ambiente social e suas especificidades para que ele seja capaz de absorver as práticas inerentes ao seu