A educação e trabalho
O presente trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico e tem como eixo estabelecer uma temática sobre a Educação Inclusiva e o papel do corpo docente como mediadora das ações que desenvolvem práticas no contexto escolar, envolvendo toda a comunidade. Nesse sentido, está reflexão apresenta a visão dos educadores e a valorização das diversidades dos alunos portadores de necessidades especiais. Portanto os professores discutiram e chegaram à conclusão que esta nova proposta educacional tem como alicerce as ações reelaboradas presentes no PPP, tendo como parceiros a comunidade local, formação de professores e atendimento educacional especializado.
As escolas públicas, que são conhecedoras da importância da formação dos educadores em relação à educação inclusiva, trabalham para desenvolver programas de formação em serviço que qualifiquem os professores e outros profissionais para trabalharem com a Educação Inclusiva. A participação dos professores é essencial em todo trabalho educacional no qual se busca êxito, no trabalho com a educação inclusiva isso se torna primordial.
A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade. Partindo desse princípio e tendo como horizonte o cenário ético dos Direitos Humanos, sinaliza a necessidade de garantir o acesso e a participação de todas as diversas oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada indivíduo e/ou grupo social.
É imprescindível, portanto, investir na criação de uma política de formação continuada para os profissionais da educação. A partir dessa, seria possível a abertura de espaços de reflexão e escuta sistemática entre grupos interdisciplinares e interinstitucionais, dispostos a acompanhar,