A Educação e seu poder transformador
A Educação e seu poder transformador
Introdução:
A Educação é um direito de todo ser humano, reconhecido na legislação de quase todos os países. Mas esse conceito de Educação vem sendo deturpado, vivemos em uma era capitalista em que tudo pode ser comercializado, inclusive as relações sociais, nessa era o “slogan” é: “Você é o que você tem”, o que importa é ser o melhor, por isso tem que estudar no melhor, para ser o melhor e nesse formato capitalista as instituições educacionais, vão se adequando para conseguir cada vez mais clientes, dando continuidade a bola de neve que virou o mercado educacional. Com isso podemos observar que a Educação não é neutra, pois possui uma intencionalidade, seja ela alienar ou emancipar os indivíduos, sendo assim ela é a base para a formação de todo ser, com isso o desenvolvimento do País depende intimamente com a forma que a Educação é aplicada.
Desenvolvimento:
A Educação por seu poder transformador, torna-se a chave para o progresso econômico e social, ela é a base para a formação social que fornece profissionais para as indústrias e consumidores para o mercado nacional. Os países são avaliados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O IDH mede três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida e é uma forma padrão de avaliação dos países em medida do bem-estar de uma determinada população. O Brasil ocupa o 85º lugar no ranking do IDH.
Educação é a palavra chave para o desenvolvimento por fornecer o acesso mais igualitário à ascensão socioeconômica. No Brasil, a Educação de qualidade passou a ser monopolizada pela elite, gerando as melhores oportunidades as classes dominantes, com isso houve a necessidade de uma maior intervenção do Estado no setor por meio de incentivos econômicos. As oportunidades no meio social possuem, em geral, ligação direta com a base educacional, quanto mais estudos melhores oportunidades. Os investimentos no ensino brasileiro tornam-se necessários para a promoção de