A educação, sua natureza e seu papel
Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia
Curso de Pedagogia 1° Período
Disciplina:Sociologia da Educação I
Professora: Késsia
Aluna: Bethânia Dantas Rêgo Sousa
FICHAMENTO
Imperatriz – Ma
2013
Referência:DURKHEIM, E. Educação e Sociologia
Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.(pg.43 a 73)
A Educação, Sua Natureza e Seu Papel
“Segundo Kant, “o objetivo da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição da qual ele é capaz.” (pg.44)
“Ora, o pensamento só pode se desenvolver ao se desprender do movimento, recolhendo-se em si mesmo e desviando o sujeito da ação exterior para que ele mergulhe por completo em sua própria mente”. (pg.44)
“Um indivíduo culto prefere não viver do que renunciar aos prazeres da inteligência.”(pg.45)
“Não adianta crer que podemos educar os nossos filhos como quisermos. Há costumes aos quais somos obrigados a nos conformar; se os transgredirmos demais eles acabam se vingando nos nossos filhos.” (pg.48)
“A educação, a partir de determinada idade, não pode mais continuar a mesma para todos os sujeitos aos quais ela se aplicar.” (pg.51)
“Toda educação, tanto a do rico quanto a do pobre, tanto a que conduz ás profissões liberais quanto a que prepara para as funções industriais, tem como objetivo fixa-las nas consciências.” (pg.52)
“Portanto, para a sociedade, a educação é apenas o modo pelo qual ela prepara no coração das crianças as condições essenciais de sua própria existência.” (pg. 53)
“É preciso que, pelos meios mais rápidos, ela substitua o ser egoísta e associal que acaba de nascer por outro capaz de levar uma vida moral e social. Esta é a obra da educação, cuja grandeza podemos reconhecer.”(pg.55)
“Ela cria um novo ser no homem.”(pg.55)
“Ele só sentiu a sede do saber quando a sociedade a provocou nele, e a sociedade só a provocou quando ela mesma sentiu esta necessidade.”(pg.57)
“De fato, o homem só é homem porque vive em sociedade.”(pg.58)
“Foi a sociedade