A educação, sua natureza e função de Émile Durkheim
Afirmação esta comprovada, pois observou-se que em cada sociedade há um sistema de educação sendo o meio pelo qual se prepara a formação das crianças e tem por objetivo amadurecê-las para a vida social, ou seja, é a socialização da criança.
O objetivo da educação é construir ou organizar os fatos de nossa vida social e o sistema de idéias, sentimentos e hábitos que demonstram em nós nossa personalidade e os diversos grupos em que fazemos parte como religião, práticas morais, tradições nacionais ou profissionais. Esse conjunto é que forma o ser social em cada um de nós.
Mas a vida social do homem transmite aptidões complexas, Durkheim a propõe como verdade variável pela observação, ou seja, de acordo com a observação do que aconteceu no decorrer dos tempos, observamos que a educação prepara homens sob o ideal do homem da época mostrando a educação como um fenômeno eminentemente individual.
A educação é um processo social o qual coloca a criança em contato com a sociedade e comanda a própria ação prática de estudar preparando-a para pátria e para a humanidade.
Se educar é socializar, concluamos com Durkheim que é possível individualizar socializando.
A educação é fato suscetível de observação que deve ser estudada cientificamente com a sociologia e a psicologia sendo esta uma educação física, moral e intelectual a fim de preparar o homem para a vida social, ou seja, formar o cidadão.
Quanto à pedagogia, Durkheim a entende como reação sistemática que pesquisa na sociologia e na psicologia princípios para a prática ou a reforma da educação.
Antes de propor qualquer mudança a pedagogia procurará descobrir um conjunto de fatos tais como