A educação psicomotora
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Ana Paula de França Vassalo
Cristiane da Silva Pereira
Ediluci Gonzaga
Fernanda Soares
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
A IMPORTANCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
NA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
REDENÇÃO – PA
MAIO DE 2013
Ana Paula de França Vassalo
Cristiane da Silva Pereira
Ediluci Gonzaga
Fernanda Soares
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
A IMPORTANCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
NA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida como pré-requisito, para obtenção de nota da disciplina Educação Psicomotora, sob a orientação da Professora Especialista Nasaré Alves.
REDENÇÃO – PA
MAIO DE 2013
O presente estudo tem como principal objetivo compreender a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Psicomotora, pois a mesma é de fundamental importância para auxiliar o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Conforme vimos em sala de aula a psicomotricidade é a ciência que tem como principal objetivo de estudo o homem e seu corpo. A criança tem a necessidade de se movimentar, através das brincadeiras e das atividades lúdicas as crianças tem a oportunidade de desenvolver sua cultura corporal, sua espontaneidade e seu crescimento social e corporal. O desenvolvimento psicomotor é um dos mais importantes para o ser humano, e na infância a psicomotricidade pode ser bem trabalhada, respeitando os limites e faixa etária de cada um, fazendo uso de jogos e brincadeiras a criança pode desenvolver os três aspectos principais da Educação Psicomotora: Raciocínio, corpo e movimento.
A criança vive em constante movimento, brincando, correndo, descobrindo novas formas de se divertir e descobrindo o mundo a sua volta, percebe-se que a psicomotricidade tem um nome estranho e complexo, mas, que pode ser vivenciada a todos os momentos nas brincadeiras das crianças. Quando observamos a criança brincando de um jogo, como exemplo um “Caça palavras”, naquela brincadeira ela