A educação na sociedade da informática:
(Pe. Antônio Vieira, Padre Jesuíta e educador)
INTRODUÇÂO Grandes transformações aconteceram no decorrer da evolução histórica, e afetaram de forma decisiva o modo que as pessoas atuavam e se relacionavam em seu cotidiano. Vale salientar, que estas mudanças sempre implicam que sejamos capazes de interagirmos de forma reflexiva, criativa e autônoma com a realidade e a dinâmica social. E no momento atual,com as novas tecnologias e a comunicação de massa, é preciso que saibamos lidar com essas ferramentas que invadiram o mundo contemporâneo, com responsabilidade, conscientes da sua utilização no desenvolvimento da prática pedagógica.
Educação e tecnologia Com a chegada de novas tecnologias ao mercado consumidor, várias mudanças aconteceram nas dimensões da realidade, especialmente na educação, exigindo uma reforma do papel e da formação docente, a partir da utilização de um instrumento tecnológico de grande destaque: o computador. E o ensino passou a ser pensado, de uma forma que a internet, essa ferramenta facilitadora da descoberta do conhecimento, seja imprescindível às novas práticas pedagógicas. Porém, com o percalço necessário para sua eficiência e resultados positivos.
Esta transformação vai exigir que os professores reconheçam que a geração atual possui outros modos de aprendizagem, baseado em estrutura não lineares diferentemente da transmissão dos saberes da escola tradicional. Porem reconheçamos que esta ferramenta é um transmissor de saberes, o professor é o protagonista pois, ele é um facilitador da aprendizagem, um mediador.
Pensando a formação inicial apreende‐se que os cursos de formação de professores se responsabilizariam pela oferta de oportunidades e experiências de aprendizagem que sirvam de referencial para a prática docente dos futuros professores. Experiências essas em consonância com o processo de alfabetização tecnológica do professor, que segundo