a educação libertadora na visão de paulo freire
Pós Graduação em Filosofia
Área de Educação
A EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA VISÃO DE PAULO FREIRE 1
Misael dos Santos Barreto2
RESUMO
Esta pesquisa tem por objetivo entender como acontece o processo educacional por meio de uma educação libertadora, conforme a visão de Paulo Freire. Partindo do princípio de que a partir da visão de Paulo Freire, educadores e educandos devem deixar de lado a visão tradicional do processo de ensino-aprendizagem e passar a ter um ensino voltado para criticidade e reflexividade do aluno. Para isso, o método Paulo Freire consiste em uma educação libertadora, onde os educadores devem contribuir para que os alunos pensem, questionem, busquem respostas para seus questionamentos, como mediadores do conhecimento. Assim, chega-se ao consenso de que é importante haver a educação libertadora, como a preconizada por Paulo Freire.
PALAVRAS – CHAVE: 1. Método; 2. Educação Libertadora; 3. Paulo Freire; 4. Educador; 5. Educando.
1 INTRODUÇÃO
A Educação Libertadora proposta por Paulo Freire (1921-1997) preconizou uma educação onde o diálogo fazia-se necessário, em contrapartida à educação considerada tradicional.
Freire traz uma abordagem em suas obras que visam a elaboração de uma pedagogia que tenha caráter crítica e reflexiva no modo de educar, ou seja, cabe aos educadores levar aos alunos uma visão de que a forma de estudar deve ir além da sala de aula e que o professor surge com a função mediadora neste tipo de educação.
A educação na atualidade indica que se está vivenciando uma tendência crítico-social dos conteúdos, ou seja, uma tendência progressista, no entanto, como experimentar essa tendência inovadora se ainda não se consegue passar pela educação libertadora, como sugeriu Paulo Freire?
O que remete a um questionamento novo, a respeito do assunto, será que a escola está preparada para oferecer esse tipo de educação aos alunos? Ou seja, como os