A educação inclusiva
Introdução
Um grande desafio para este século é o de sermos capazes de respeitar e conviver com a diversidade. Uma das formas de ,lidar com essa realidade é investir na democratização do ensino de qualidade para todos e, oferecer ensino de qualidade para todos exige repensar desde a estrutura física no que diz respeito a assegurar acessibilidade e adaptações necessárias às limitações, à organização de novas práticas pedagógicas.
O termo inclusão significa que todos os alunos independentemente de seu modo particular de encontro com o conhecimento devem estar matriculados no sistema regular de ensino. Uma escola inclusiva expressa um compromisso com a educação de cada criança desenvolvendo seu potencial máximo de maneira singularizada.
À escola cabe a difusão dos saberes socialmente construídos e a formação do cidadão de forma crítica, reflexiva e transformadora.
Objetivo
O objetivo desta pesquisa é ressaltar a importância da inclusão de indivíduos portadores de necessidades especiais no ambiente escolar e sua efetiva aprendizagem.
Metodologia
O estudo foi fundamentado em obras escritas e documentos norteadores para efetiva realização do trabalho com tais educandos.
Resultado
A pesquisa revela que o sucesso do trabalho inclusivo de alunos portadores de necessidades especiais é resultado de uma ação conjunta da equipe escolar.
Discussão
O artigo aqui apresentado leva o individuo considerar a importância da escola inclusiva, que não diferencia seus educandos, que proporciona uma educação de qualidade para todos independente dele ser ou não um portador de necessidades especiais.
Conclusão
O estudo realizado para construção deste documento, revelou a importância da escola inclusiva, que garante a todos os seus educandos uma educação de qualidade. Para tal revelou-se necessário adaptação da estrutura física do âmbito escolar e as