A Educação Física e seus Benefícios
Serve principalmente para manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo.
É trabalhado também na prevenção de doenças, é fundamental na formação básica do ser humano, para o próprio conhecimento corporal e suas possibilidades de ação e suas limitações.
Doenças causadas pela falta de atividade física
Quando se fala em atividade física, ela não está necessariamente apenas na prática de esportes. As atividades físicas podem ser caminhada até o trabalho, subir escadas, realizar alguns esforços físicos.
1. Sedentarismo Acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com qualquer tipo de atividade física, pessoas que não tem costume de fazer qualquer exercícios
2. Cardiovasculares
(enfarto, angina, insuficiência cardíaca)
São fatores de risco para essas doenças o sedentarismo, o fumo, o diabetes, o colesterol alto e a obesidade.
Entre os sintomas das doenças estão falta de ar, dor no peito, palpitações e inchaço. Para preveni-las é preciso praticar atividades físicas, não fumar, controlar o peso, o colesterol e o diabetes.
Como atividade física, pode ser adotada a caminhada, três vezes por semana, com duração de meia hora.
3. Osteoporose
Mais comum nas mulheres, em quem o risco é sete vezes maior, é resultado do enfraquecimento dos ossos do corpo.
Dieta pobre em cálcio, fumo e sedentarismo são agravantes da doença. Geralmente a osteoporose é diagnosticada quando o paciente sofre alguma fratura.
A prevenção é feita por meio de atividades físicas, dieta com alimentos ricos em cálcio e abandono do cigarro.
4. Osteartrose
As dores nas juntas de sustentação (joelho, tornozelo e coluna) e nas mãos são os principais sintomas da doença, cujos fatores de risco são obesidade, traumatismos e casos na família.
Para se prevenir, é preciso controlar o peso e praticar atividades físicas.
5.Diabetes
As pessoas que apresentam essa doença