A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS AVANÇOS
A Declaração de Salamanca, foi um documento escrito em 1994 na Espanha, com o objetivo de realizar mudanças em alguns aspectos que iriam beneficiar os sistemas educacionais da Educação Especial.
A Declaração diz que a escola deveria se preparar para receber qualquer estudante e se adaptar, para oferecer as condições ao desenvolvimento, não só aos deficientes mas também dos super dotados, e de outras crianças com demandas específicas. Aborda também o fato de que as escolas devem ajustar-se a todas as crianças, independentemente das condições físicas, sociais ou linguísticas.
Observando o histórico da Educação Especial vemos que ao longo desses anos desde antiguidade até a atualidade, a Educação Especial passou por diversas transformações em termos de conquistas; pois antes as pessoas com necessidades especiais eram idas como idiotas, retardados e pessoas deficientes, que é o termo usado até os dias atuais.
Anteriormente da declaração, as pessoas com necessidades especiais eram discriminadas, e não possuíam nenhum atendimento especifico , totalmente excluídos da sociedade. Com o passar dos anos o conceito Educação Especial foi ganhando ênfase, sendo interpretada com olhares diferentes pela sociedade. Logo, ganhando mais espaço no âmbito educacional.
A Educação Especial ainda não têm uma abrangência ótima nem perfeita, porém em vista do que era, percebemos que houve um grande avanço depois da Declaração de Salamanca nos aspectos da inclusão, integração e a exclusão social, pois antes de 1994 somente pessoas cegas e surdas eram relacionadas como pessoas deficientes, (necessidades especiais) houve a quebra deste paradigma e com isso uma nova concepção entre os diversos tipos de necessidades especiais que encontramos por toda parte em qualquer lugar.
Referencias Bibliográficas
Acesso em : 17/08/2013
Disponível em: http://www.bancodeescola.com/verbete4.htm Acesso em : 17/08/2013
Disponível em: