A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO LEGAL
“Educação Especial/Inclusiva e Políticas Inclusivas: Acessibilidade,
Atendimento Educacional Especializado e Práticas de Inclusão”
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO LEGAL
ALMEIDA, Anne Caroline Cardoso¹; ; LIMA, Jamylle Pereira Gomes¹
¹ Unimontes; Acadêmicas do curso de Pedagogia/Unimontes; anne-carol18@hotmail.com; jamyllep@yahoo.com.br
INTRODUÇÃO
A Educação Inclusiva é de fundamental importância para o bem comum de toda a sociedade. Para que essa inclusão aconteça, é necessária toda uma ação política, cultural, social e pedagógica, todas desencadeadas em defesa do direito de todos os alunos estarem juntos na construção de seres que saiba conviver com todos os tipos de diferenças e para que haja um sentimento de igualdade. Devemos reconhecer que existem dificuldades enfrentadas no sistema de ensino e que é necessário criar práticas para confrontá-las, principalmente no que se refere às práticas discriminatórias.
ensino regular devem educar todos os alunos, enfrentando a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência, das que vivem nas ruas ou que trabalham, das superdotadas, em desvantagem social e das que apresentam diferenças linguísticas, étnicas ou culturais.. Em 2007 foi lançado o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação, tendo como eixos a acessibilidade, sala de recursos e formação docente. São considerados alunos com deficiência àqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
DESENVOLVIMENTO
A escola era caracterizada por uma visão de educação que a delimitava como privilégio de um grupo. A partir do momento que a educação se democratizou, foi evidenciado o paradoxo inclusão/exclusão. A educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional
especializado