A educação de Deus na era mosaica
INTRODUÇÃO
Deus luta na era patriarcal contra o desequilíbrio humano, tenta resgatar o homem, mas com pouco sucesso, porque este não abriu seu coração para Deus. Deus então fez vir o Dilúvio como disciplina. Mas novamente, em busca da salvação do homem, Deus faz alianças, e num relacionamento pessoal, prepara seu povo para implantação futura de seus novos projetos educativos.
Neste período de intenso trabalho pedagógico, Deus dirige a história de maneira poderosa, como diz o ditado popular: “Deus escreve certo por linhas tortas” e assim acontece. Após fazer várias promessas a seu mais novo amigo e partícipe dos projetos que se seguem, Ele dirige a história de uma forma maravilhosamente gloriosa, note a seqüência histórica da vida dos personagens: Abraão, Isaque, Jacó/Israel, seus doze filhos, em especial José que foi vendido por seus irmãos para o Egito.
Veja bem o que Deus fez com história de José, conduziu a vida dele de forma maravilhosa e inexplicável, intervindo na história do mundo, elevando José a condição de vice rei do Egito, potência mundial da época, e conseqüentemente toda sua família vão para o Egito dando início a grande nação de Israel no Egito. (Gênesis: 12-46)
Anos depois, José morre, e Israel é escravizado por um novo rei que não conhecia José. (Êxodo: 1.6-22) Mas Deus providencia o livramento de seu povo.
A EDUCAÇÃO DE MOISÉS
Moisés nasce num momento em que o rei do Egito, havia ordenado que todas as crianças israelitas do sexo masculino que nascessem, fossem mortas, sendo lançadas ao rio Nilo. Pela providência divina Moisés, uma dessas crianças foi salva, e passou a morar na casa do próprio rei, como filho da filha dele. (Êxodo: 2.1-10).
Moisés cresceu no palácio real como um príncipe, e durante quase 40 anos, recebeu uma educação do mais alto nível, estudando na melhor escola do país, tornou-se assim um grande intelectual, preparado para ser, o primeiro escritor da Bíblia Sagrada. Êxodo: