A educação da música na educ infantil
Este trabalho não é meu!!
O processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais vem acontecendo de forma lenta e desordenada. Estudar os principais teóricos da inclusão possibilitará compreender como a educação musical poderá se inserir neste contexto de mudanças. Este trabalho, portanto, tem dois grandes objetivos, reconhecer em que medida a educação musical poderá ser utilizada como um recurso viável e uma ferramenta prazerosa para a inclusão escolar e analisar a inclusão escolar como uma estratégia importante no retorno da educação musical às escolas, no momento em que os professores necessitarão de todos os recursos disponíveis para promover essa inclusão escolar de forma íntegra e com sucesso. O presente trabalho fixou como método a pesquisa bibliográfica, que será realizada à luz dos estudos mais atuais sobre os temas.
Como principais resultados encontrados deste estudo, podemos destacar que a educação musical nas escolas regulares está ainda longe de atingir o ideal, porém, o ensino de música caminha em direção ao fazer musical criativo, à escuta musical crítica e esses conhecimentos são acessíveis a todos os indivíduos, indistintamente, podendo de fato auxiliar a inclusão escolar. Por sua vez, a inclusão escolar poderá ser um caminho através do qual a educação musical poderá voltar às escolas regulares.
Palavras-chave: educação musical, inclusão escolar, educação especial
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................................1
CAPÍTULO 1 – O DEFICIENTE NA HISTÓRIA - ASPECTOS IMPORTANTES.......4
CAPÍTULO 2 – A LEGISLAÇÃO E A EDUCAÇÃO ESPECIAL.................................9
2.1. A Declaração dos Direitos Humanos
2.2. A Convenção sobre os Direitos das Crianças
2.3. A Declaração Mundial sobre Educação para Todos
2.4. A Declaração de Salamanca
2.5. A Constituição de 88
2.6. A Lei 9394/96
2.7. A Lei 2001