A Educação da Mulher em Lima Barreto
Curso: Estatística – 1º Período Manhã
Professor: Jomar Ricardo
Disciplina: Metodologia Cientifica
A Educação da Mulher em Lima Barreto
Tema:
O tema tem como objeto de estudo a história da educação da mulher no final do século XIX e no inicio do século XX escrito por Lima Barreto.
Justificativa:
O tema proposto para o desenvolvimento do trabalho aborda a educação da mulher na antiguidade até os dias atuais e a importância que a mulher tem no meio social nos dias de hoje.
Objetivos:
Verificar a relação entre a educação das mulheres no século XIX e no século XX;
Compreender através da obra de Lima Barreto alguns indícios presentes na obra desse escritor em relação à educação das mulheres no cotidiano do final do século XIX e no inicio do século XX;
Analisar a importância da educação da mulher nos dias atuais;
Identificar os códigos e regras forjados nos processos sociais, para assimilação da criança, através de diversas instituições, com a finalidade de instigar a produção de comportamentos e práticas sociais;
Referencial Teórico:
O referencial é a relação de gênero segundo Pierre e Nobert. Para se entender as relações de gênero no interior de uma sociedade, resultantes de um processo socioeducativo lançar-se dos conceitos de habitus.
O primeiro foi definido por Pierre, como sendo a imposição de esquema durável, constituindo em principio flexível e a segunda é tratada por Nobert como laços de interdependência a jungir os indivíduos.
Resultado:
Para os dias atuais, em que se anuncia a crise dos paradigmas, inclusive os educacionais, a referida pesquisa apresenta-se como contribuição para os educadores repensarem os conceitos de educação a partir de determinadas representações como justiça, respeito e deveres, que foram as ideias e reflexões deixadas por Lima Barreto em sua obra, tanto para as situações sociais mais amplas da vida social quanto para as relações de gênero em particular.