A educação cristã na escola bíblica dominical
Éden Barbalho[1]
RESUMO: Este artigo tem como objetivo mostrar como é o trabalho do professor de Escola Dominical, como ele é desenvolvido e de que forma ele pode desenvolver melhor o seu trabalho, partindo do principio que uma educação cristã passa por vários fatores, e que são de grande importância para se promover uma Escola Bíblica Dominical de qualidade. Através de pesquisa realizada em campo com professores, leitura de livros, se percebe que a Educação Cristã da atualidade ainda se prende no passado, porém, ela precisa ser repensada, visando objetivos claros como a formação continuada dos professores da Escola Dominical.
PALAVRAS CHAVES: Escola Dominical; Educação Cristã; Teologia e Formação de Professores.
A Escola Dominical nasceu no ano de 1780, na cidade de Gloucester, localizada no sul da Inglaterra, da visão de um homem que compadecido pelas crianças de sua cidade, quis lhes proporcionar um novo horizonte. Essas crianças roubavam, viciavam-se e se achavam envolvidos nos piores delitos. Tudo isso era da Revolução Industrial que ocorria naquela época. É nesse momento que o jornalista e missionário epicospal Robert Raikes, de 44 anos, saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores para que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, Raikes ministrava-lhes varias matérias seculares dentre elas: matemática, história e língua inglesa. Em 1783, três anos após Raikes iniciar o trabalho, ele resolveu divulgar no dia 3 de novembro de 1783 o resultado do seu trabalho. Essa data é até hoje considerada o dia da fundação da Escola dominical. Escreve o pastor Antonio Gilberto:
Mal sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter hoje dezenas de milhões de alunos e