A educação como ferramenta para uma gestão orçamentária eficiente
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a relevância da educação como ferramenta importante na construção de uma sociedade capaz de questionar o gerenciamento e alocação de recursos públicos. A educação é a ferramenta mais importante para formação do caráter humano, gerando uma contínua necessidade de aprendizado, trazendo à tona possibilidades de se propor indagações coerentes e concisas quanto à gestão do orçamento no qual estão inseridos.
PROBLEMAS POSSUI QUALIDADES UM SISTEMA DE ENSINO? Segundo dados obtidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) no CENSO ESCOLAR 2011 MEC/INEP; mais de hum milhão de jovens ainda não concluíram o Ensino Fundamental mesmo já tendo ultrapassado a idade para estar nele, o que demonstra que esses alunos não conseguem receber dentro das escolas o tratamento adequado que lhes dê ferramentas para superar suas dificuldades. Trazendo drásticas conseqüências quanto à continuidade de sua educação, uma vez que, se a base não for sólida a construção do conhecimento fica tragicamente comprometida.
DENTRO DO ORÇAMENTO EXISTEM PROGRAMAS VOLTADOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA? Verifica–se hoje que o que existem são programas mais voltados para as áreas sociais do que para áreas de ensino, como exemplo o bolsa escola que tem como finalidade principal a erradicação do trabalho infantil e não um comprometimento maior destinado a educação e formação do cidadão.
A REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃOES SÃO CONDIZENTES COM SUAS RESPONSABILIDADES? Outro dado importante é que existe uma grande disparidade quando nos referimos à remuneração dos professores em detrimento a outras carreiras conforme demonstrado no quadro abaixo: * CARREIRA/CARGO * REMUNERAÇÃO INICIAL * REMUNERAÇÃO FINAL * Professor de 3º Grau (Auxiliar a Titular) - 40 H * 2.130,33 * 5.691,30 * Professor do Ensino Básico,