A Educação ao longo da Vida
Adailton Rosa
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir: educação ao longo de toda a vida. 2ed. São Paulo: Cortez
O artigo trata-se de conceitos de fundamento da educação baseado no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenado por Jacques Delors.
O capítulo cinco retrata sobre o que vivenciamos hoje em dia, uma evolução desenfreada da tecnologia. Fazendo que o indivíduo tenha obrigação de se atualizar, não se contentando apenas com o conhecimento adquirido nos anos iniciais ou na juventude. Esse processo se define quando a UNESCO, entende que o conhecimento esta muito além da sala de aula, da escola formal, do ciclo de ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior, de forma que considera e expõe que esse processo se inicia no nascimento e termina após a morte.
Sobretudo Delors (1994, p. 104) afirma que: “Doravante temos de aprender ao longo de toda vida um saber e uns saberes penetram e enriquecem os outros [..]” Assim, chamando atenção para a internadisciplinaridade a trandisciplinaridade, multidisciplinaridade. De forma que compreende que a vida é interdisciplinar, e o ensino deve ser mais dinâmico na preparação do aluno, futuro profissional no mercado de trabalho, em um ensino que atualmente é estático. Talvez de forma que fizesse a junção das matérias, na forma que se apresenta no ENEM (Ciências e suas Tecnologias). Fazendo a ligação das mesmas entre si para melhor compreensão do aluno durante o período escolar, uma vez que as atividades profissionais ou cotidianas, não se apresentam de forma que só se utiliza um conhecimento especifico e isolado de outros para determinada atividade.
Para conseguir organizá-la é preciso deixar de considerar as diferentes formas de ensino e aprendizagem como independentes umas das outras e, de alguma maneira, sobrepostas ou concorrentes entre si, e procurar, pelo contrário, valorizar a complementaridade dos espaços e tempos da