A educação ambiental na educação formal.
Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.
Universidad Europea Miguel de Cervantes.
Curso: Mestrado em Educação.
Professor: Dr. Cyro Conti.
Mestrando: Alex Sandro Grijó Ribeiro.
Código: BRFPMME783386
Data: 18/04/2014.
1. Identifique e comente as principais linhas metodológicas para a educação ambiental na escola. Apresente comentários que expressem sua experiência nessa área.
Tentarei identificar as principais linhas de ação para a educação ambiental nas próximas páginas.
De acordo com o texto estudado neste Mestrado, as principais linhas metodológicas da educação ambiental derivam “das orientações dos marcos referenciais internacionais e nacionais e, mais recentemente, dos temas transversais dos PCNs do Ministério da Educação”1.
A primeira linha metodológica a ser discutida é a que versa sobre a questão da solução de problemas específicos em relação ao meio ambiente. Consistiria em identificar uma questão ambiental problemática global, para a partir deste momento buscar desenvolver projetos com turmas de séries diversificadas buscando também a transversalidade e a interdisciplinaridade.
Um exemplo de problema é a questão da poluição dos rios e nascentes de água doce. Na região em que nasci e tenho residência, a região serrana de Macaé no interior do Estado do Rio de Janeiro, que por acaso passa constantemente por problemas de desabastecimento, mesmo tendo abundância deste mineral, sofre também com o despejo in natura de dejetos domiciliares constantes. Há cerca de três anos chegamos a ter cancelada uma competição internacional de canoagem nos rios da região devido ao excesso de poluição.
No distrito de Glicério, há inclusive uma estação de tratamento de esgoto, mas que na prática pouco ou nada de eficaz é feito. E Mesmo que a estação funcionasse efetivamente, há outros cinco distritos que ficam a margem do mesmo rio, e que não possuem estações de tratamento, e despejam