A educaçao segundo platão
Ele acreditava que o ensino deveria ser atributo do estado e não das entidades privadas, A educação do cidadão, para o filósofo, teria uma duração de cinquenta anos. Dos três aos seis anos, as crianças seriam formadas através de atividades lúdicas, em recantos particularmente elaborados para elas. O ensino em si, porém, só começaria aos sete anos, seguindo a prescrição da Paideia grega, a qual permitia que o aluno tivesse uma formação clássica, principalmente no campo da Filosofia.
Na alfabetização era bem reservada a parte da faixa etária entre dez á treze anos. Platão fundou a Academia, um instituto de educação e pesquisa filosófica e científica que rapidamente ganhou prestígio pelos jovens que procuravam uma educação melhor. Platão foi o primeiro pedagogo e o segundo da tríade dos grandes filósofos clássicos, sucedendo Sócrates.
Igual a Sócrates, Platão rejeitava a educação que se praticava na Grécia em sua época e que estava a cargo dos sofistas. Na sociedade que ele idealizou tem três classes, a classe dos artífices e comerciantes, que tinha a virtude da temperança, a classe dos guerreiros que a virtude era a coragem e a classe dos filósofos que tinha como virtude a sabedoria. Segundo Platão se essas três classes se juntassem, ou seja, se cada uma fizesse a sua parte existiria harmonia e equilíbrio e enfim a justiça poderia se alcançada.
Ele começou