A educaçao brasileira
On-line version ISSN 1806-9347
Rev. bras. Hist. vol. 18 n. 36 São Paulo 1998
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01881998000200006
Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas Katia Maria Abud
Universidade de São Paulo
Resumo
Desde que a História se estruturou como disciplina escolar, a formação e o fortalecimento do sentimento de identidade nacional foi um dos objetivos de seu ensino. A questão da identidade nacional brasileira se colocava com muita força entre intelectuais e educadores brasileiros da primeira metade deste século. Entre estes últimos, os que participaram dos órgãos pú-blicos educacionais procuraram fazer com que a História fosse um veículo para suas idéias, que foram incorporadas pelos programas e pelos manuais escolares. Ao incorporarem tais idéias, os programas da disci-plina e os livros didáticos deram especial importância à formação do povo brasileiro, à integridade territorial e administrativa do Brasil, bem como à unidade cultural do Brasil.
Palavras-chave: Identidade Nacional; Livros Didáticos; Era Vargas.
Abstract
Since History has been structured as a school matter, the formation and strenghtness of a national identity feeling became the main goal of its teaching. The issue of brazilian identity was always a problem among intelelectuals and professionals in the first half of this century. The ones who were a part of public organizations, used History as a vehicle to their ideas, that were incorporated by programs and school manuals. These programs and manuals gave a special highlight to brazilian people's formation, Brazil's territorial integrity as well its cultural unity.
Key words: National Identity; School Books; Vargas' Era.
Desde as primeiras décadas do século XX, a questão da formação da nacionalidade e identidade nacional brasileira vinha ocupando espaços na produção intelectual e política do país. Os intelectuais brasileiros tinham