A EDUCACAO NA ANTIGUIDADE GREGA 2 1
ANTIGUIDADE GREGA o sentido de paidéia
A Grécia
A EVOLUÇÃO DO TERMO
Num primeiro momento da histórico, palavra paidéia (de paidos - criança) significava simplesmente "criação de meninos". Com o passar do tempo, para além de formar o homem, a educação deveria ainda formar o cidadão. A antiga educação, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente.
É então que o ideal educativo grego aparece como paidéia, formação geral que tem por tarefa construir o homem como homem e como cidadão.
A Polis
PAIDÉIA
Para traduzir o termo Paidéia não se pode
“evitar o emprego de expressões modernas como civilização, tradição, literatura, ou educação; nenhuma delas coincidindo, porém, com o que os gregos entendiam por paidéia. Cada um daqueles termos se limita a exprimir um aspecto daquele conceito global. Para abranger o campo total do conceito grego, teríamos de empregá-los todos de uma só vez."
(Jaeger, 1995: 1).
O CONCEITO
PARA PLATÃO
"(...) a essência de toda a verdadeira educação ou paidéia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento" (cit. in Jaeger, 1995: 147)
A PEDAGOGIA
A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia. A palavra paidagogos significa literalmente aquele que conduz a criança, no caso o escravo que acompanha a criança à escola. Com o tempo, o sentido se amplia para designar toda teoria sobre a educação. São os gregos que, ao discutir os fins da Paidéia, esboçam as primeiras linhas conscientes da ação pedagógica e assim influenciam por séculos a cultura ocidental.
As cidades gregas
EDUCAÇÃO ATENIENSE o ideal da educação em Atenas era a formação completa do Homem, física e intelectualmente.
a educação da criança até os sete anos estava sob responsabilidade da família.
a criança, geralmente, era entregue aos cuidados de amas e escravos.
as crianças freqüentavam dois tipos de
escolas: