A Educa O No Brasil Em Perspectiva Hist Rica
É válido destacar que os preceitos da educação jesuítica vão além de um simples método de estudo, pois queriam assegurar aquilo que se entedia como “progresso de uma civilização”, atingindo valores e formas de comportamento de comprovada eficácia na vida de uma sociedade.
Você acredita que esses fundamentos, de base eurocêntrica, se perpetuam no processo de ensino-aprendizagem das instituições educacionais brasileiras de nossa época? Apresente seus argumentos, incluindo vantagens e desvantagens e aproveite para trocar ideias com os colegas de turma.
Acredito que sim, em vários aspectos positivos e negativos. Narrarei alguns deles pelas minhas pesquisas e estudos acadêmicos. Pesquisei sobre a questão racial e a superação do eurocentrismo na educação escolar brasileira. Vivemos em uma sociedade de muitas culturas, onde convivem inúmeras etnias e pelo que eu li e estudei, já não é mais aceito que só os conhecimentos proporcionados pela visão de mundo eurocêntrica, estejam representados na maneira como montam os currículos escolares. A escola é um espaço público que é direito de todos os brasileiros, que nisso se incluem os negros. Atualmente os negros tem acesso à escolarização, mas as suas origens, a sua história, a sua cultura, por causa de um preconceito ou má fé não sei dizer, não são tratados adequadamente nos currículos, nas concepções e práticas dos educadores.
A educação escolar vem sendo utilizada desde os primórdios da história da educação no Brasil para a imposição de valores, formas de pensamento e costumes dos colonizadores europeus sobre as populações naturais das localidades, denominados índios e considerados selvagens, ou sobre os trabalhadores trazidos da África como escravos e seus descendentes, também vistos como ignorantes. Acho que por esses motivos citados e pesquisados o ensino-aprendizagem das instituições educacionais brasileiras de nossa época ainda abordam esse fato antigo e atual ao mesmo