A Educa O Fisica E Suas Tendencias Pedagogicas 1
Sua concepção era o “aperfeiçoamento da raça”, funcionando como atividade de “aceleradora do processo de seleção natural”, e tinha como princípios o homem adestrado e obediente.
A Ed. Física Militarista é a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta, a guerra, portanto ela deveria ser suficientemente rígida.
EDUCAÇÃO FÍSICA PEDAGOGICISTA A Educação Física Pedagogicista é, pois, a concepção que vai reclamar da sociedade a necessidade de encarar a Ed. Física não somente como prática capaz de promover saúde ou disciplinar a juventude, mas ser uma prática eminentemente educativa.
Os seus conteúdos não só instrui como também educa, por ser um instrumento capaz de levar a juventude a aceitar as regras de convívio social e suas peculiaridades culturais, físico-morfológicas e psicológicas.
Esta concepção ganha força principalmente no período pós-guerra (1945-1964). P liberalismo subjacente à Ed. Física Pedagogicista está impregnado das teorias psicopedagógicos de DEWEY e da sociologia de DURKHEIM. EDUCAÇÃO FÍSICA COMPETITIVISTA“““ “““ A partir dos anos 20 e 30, o” desporto de alto nível” ganhou espaço no interior das sociedade e, consequentemente, da Educação Física. Nos anos 60-70, o desporto de alto nível fica subjugada a Ed. F., tentando colocá-la como mero apêndice de um projeto que privilegia o Treinamento Desportivo.
Como a Ed. Física Militarista, Ed. F. Competitivista também está a serviço de uma