A Educa O Em Roma
Introdução ..................................................... página 1
A arquitetura.................................................. página 2
A pintura e o mosaico...................................... página 3
A escultura...................................................... página 4
Outras curiosidades da arte romana.......... página 5
Introdução
Para falar do tema da arte em Roma, é importante saber que a cidade que em dia conhecemos por este nome – sendo capital da Itália hoje em dia –, é na verdade uma cidade muito antiga. Sua fundação está ligada a mitos e lendas e é possível que ela tenha sido fundada por volta do século oitavo a.C.
A história de Roma pode ser dividida em três grandes períodos: Monarquia (de 753 a 509 a.C.), República (de 509 a 27 a.C.) e Império (de 27 a.C. a 476 d.C.). Já no fim, o Império Romano foi dividido em Ocidental e Oriental. A capital do Ocidente continuou sendo Roma e a capital do Oriente passou a ser Constantinopla, cidade também conhecida como Bizâncio.
Os romanos realmente tiveram uma formação cultural muito elevada. Segundo muitos estudiosos, isso não foi por acaso. Ou seja, os romanos sofreram influências dos gregos e etruscos. Ao que se sabe atualmente, os etruscos era um povo proveniente da Ásia e que veio a ocupar a Europa, influenciando sistemas de esgoto, aquedutos e ruas romanas, por exemplo. Contudo, diferentemente da arte greco-helenística, que procurava expressar um certo ideal de beleza, a arte romana preocupava-se em expressar a realidade vivida.
Neste livrinho, portanto, interessa abordar três tipos de manifestação artística em Roma: a arquitetura, a pintura e o mosaico e a escultura. Para facilitar o entendimento de cada uma destas delas, este livrinho será também ilustrado.
página 1
A arquitetura
No qu diz respeito à arquitetura, os etruscos deixaram uma contribuição muito importante para os romanos: o arco e a abóbada. De fato, as construções romanas adotaram