A Educa o Antiga e a Educa o Atual
Introdução
O objetivo deste trabalho é debater sobre como a escola deveria trabalhar as mudanças existentes na sociedade na prática do cotidiano escolar, como o professor pode trabalhar para a formação do sujeito ético politico em nossa sociedade e o que a sociedade e o estado podem fazer definitivamente para valorizar o trabalho do professor. A área da educação nos dias atuais, não é uma tarefa fácil, pois lidar com a formação do aluno como ser social fazendo-o entender seu papel na sociedade esta cada dia mais complicado. O professor tendo o papel de educador e mediador do conhecimento é indispensável saber como se deu a formação do sujeito como ser social, desde o inicio da educação, do conhecimento e da sua história em todos os aspectos.
A escola deve se adequar as mudanças que acontecem na sociedade, pois querendo ou não ela é fundamental para a transformação do indivíduo. A escola não deve ser uma instituição fechada para si própria, mas aberta para a comunidade. Para Gadotti (1995, p.83), “a força da educação está no seu poder de mudar comportamentos”. A escola era vista antigamente como um lugar onde se aprendia somente metodologias; hoje com as transformações ocorridas em toda a nossa sociedade ela mudou também e passou a ser vista como uma forte influência de caráter social, o que modifica a formação dos indivíduos que fazem parte dela. É na escola que as crianças aprendem a se comunicar e respeitar as diferenças existentes na sociedade, pois elas terão a primeira oportunidade de compartilhar suas historias e observar que existe outros pontos de vista. Assim as crianças terão uma visão mais ampla.
Este trabalho tem como objetivo compreender o papel da escola e do profissional da educação como agente essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática. Para tanto o professor necessita ter clareza da dimensão política de sua prática, a qual está a serviço de um determinado projeto social,