A EDUCA O AMBIENTAL E O CONSUMISMO
PORTFÓLIO Nº 01
Politicas Sociais e Ambientais
A Educação Ambiental e o Consumismo
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
PORTFÓLIO Nº 01
Politicas Sociais e Ambientais
A Educação Ambiental e o Consumismo
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Civil da Faculdade ENIAC para a disciplina Politicas Sociais e Ambientais
Professor: Bruno
Guarulhos
2015
Tema:
Educação Ambiental, Consumismo, Alienação Infantil e Suas Graves Conseqüências nos Dias Atuais.
Problemática:
A busca excessiva pelo consumismo estimula as crianças a não se preocuparem com o meio ambiente, preocupam-se apenas em adquirirem este ou aquele produto desejado. Esta total inversão de valores se deve inicialmente ás propagandas imperativas destinadas ao público infantil, que em 80% dos casos priorizam as crianças em função da grande influência de compra que estas mantêm sob os adultos. (Fonte: Pesquisa Intersciente, Out. 2003).
Estudo de Campo:
Como principal alvo do consumismo, as crianças sentem-se atraídas pelas novidades e, por conta da imensa facilidade de influenciá-las com marcas e produtos, os publicitários têm como objetivo torná-las infelizes com o que têm, infinitamente insatisfeitas e, contudo, são levadas a perderem a sua inocência, e a se revoltarem contra tudo e todos que tentam impedir seus objetivos de consumo. Corrompidas desde cedo, tornam-se crianças consumistas e sem valores, lembrando que este processo de alienação estende-se por todas as idades. O resultado disso é um grande impacto na sociedade atual, de forma a distorcer, manipular valores morais, religiosos e culturais, incentivando a obesidade infantil, a erotização precoce, entre outras coisas e a legislação brasileira nada faz no sentido de impor limites à esta citada alienaçãol.
Conclusão do estudo:
Este artigo reflete