A economia e o Direito Previdenciário
Uniara
A Economia Política no Direito Previdenciário
Direito - 1º ano C
Profª: Vera Mariza Henriques de Miranda Costa
Alunos:
Agatha Louise Duarte - 01015-051
André Luiz da Silva Misuraca Júnior - 01015-097
Beatriz Cavicchioli Piva - 01015-086
Brendally dos Anjos Heredia - 01015-054
Lucilene Milani Bezerra - 01015-022
Isabella Fonari Velludo - 01015-110
Tatiane Cristina de Oliveira - 01015-097
Introdução: A Economia Política, sendo uma Ciência Social (que estuda aspectos sociais do mundo humano), pode ser identificada em diversas disciplinas, muitas vezes com pouco enfoque, mas seu aprendizado se faz essencial para uma boa formação.
Trazendo o foco para o curso de Direito, o trabalho trata do ramo Previdenciário (cujo plano de ensino é de grande extensão), e fala de tópicos onde a economia mais se faz presente, pois sua relação é muito próxima da massa populacional, principalmente com a 3ª idade, trazendo as questões de aposentadoria à tona, revelando a importância da economia política nessa área.
Metodologia: O trabalho contou com sete (7) alunos para sua execução. Por ser um grupo grande, dividimo-nos em três grupos menores, cada qual responsável por uma das três partes do trabalho: 1. Capa, introdução, Características e História do Direito Previdenciário. 2. Metodologia, Características e História da Economia Política. 3. Objetivo, Localização da Economia Política integrada ao Direito Previdenciário, e ambos os grupos participaram da elaboração da Conclusão e da Bibliografia.
Optamos pela pesquisa na INTERNET, devido o grau de facilidade, em sites confiáveis e indicados. Alguns termos próprios de cada ramo foram encontrados em Dicionários, tal como o Dicionário de Economia do Séc. XXI (Editora Saraiva) e o Dicionário Jurídico do JuriSite (online).
Objetivo: Com este trabalho esperamos esclarecer os conceitos de Economia Política e Direito