“A economia presente no dia-a-dia”

459 palavras 2 páginas
“A economia presente no dia-a-dia”
Carlos Dória
Karoline Ferraz
Larissa Côrtes

Com base feita nos estudos em sala e na apostila do economista Marcus Eduardo de Oliveira, "A economia presente no dia a dia" pode se notar que a ciência econômica tem uma presença significativa na vida da sociedade humana. Assim, pudemos compreender que o conceito de economia está diretamente relacionado com a produção, distribuição, consumo e crescimento econômico, relação essa que se resume ao fim da Lei da Oferta e da Demanda.
Os economistas vêm tentando entender esse amplo campo/movimento chamado sistema econômico, defendendo sempre o bem estar da sociedade e desenvolvendo ações que façam com que isso aconteça.
Existem vários fatores que movem esse campo. São fatores que fazem a economia se manifestar de várias maneiras; um deles é a existência do "trade off" que se resume no ato da troca com a compreensão de suas vantagens e desvantagens.
O consumo da sociedade está diretamente relacionado à análise de custo x beneficio. O homem procura sempre a comparação da renda disponível com o prazer e o preço de bens de serviços adquiridos. Ainda nessa área citamos a curva de diferença, que é baseada na indiferença do consumidos em relação á oferta do produto, levando em conta que os dois produtos satisfaçam a necessidade, não há da parte do consumidor opção de escolha de ambos os produtos, qualquer um lhe servirá.
Outro fator econômico importante são as externalidades, falhas causadas no mercado que acontecem tanto no lado do consumo quanto na produção, que pode vim a ser um benefício ou um custo para este mercado. A externalidade negativa se baseia em problemas que afetam a sociedade em si de uma forma negativa como a poluição, congestionamento e o barulho dos carros (poluição sonora) causados pela economia, tanto da área produtiva, quanto consumista. Epidemias também estão contidas nesse setor, por em vários casos, diminuir o fluxo de turistas em uma determinada área,

Relacionados