A Economia Portuguesa na Atualidade Trabalho de recuperação
Introdução
Neste trabalho vou falar da população de Portugal dos anos 2010, 2012, contem alguns gráficos para comparar as suas vantagens e desvantagem dos seguintes temas:
- Esperança média de vida.
- Estrutura etária.
- Taxa de fecundidade.
- Crescimento da população.
- Saldo migratório.
Definição da esperança média de vida
Numa dada população, a expectativa de vida ao nascer ou esperança de vida à nascença é o número médio de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano pode esperar viver, se mantidas, desde o seu nascimento, as taxas de mortalidade observadas no ano de observação.
A expectativa de vida no nascimento é também um indicador de qualidade de vida de um país, região ou localidade. Pode também ser utilizada para aferir o retorno de investimentos feitos na melhoria das condições de vida e para compor vários índices, tais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
É calculada considerando-se, além das taxa de mortalidade geral e infantil segundo a classe de renda, o acesso a serviços de saúde, saneamento, educação, cultura e lazer, bem como os índices de violência, criminalidade, poluição do local onde vive a população.
Como podemos ver no gráfico as mulheres tem maior esperança média devida dos que os homens também como vemos a esperança média tem vindo a aumentar.
Taxa de fecundidade
Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data. Também pode ser definida como: o número médio de filhos por mulher em idade de procriar, ou seja, de 15 a 49 anos.
Estrutura etária
Estrutura etária também conhecida como estrutura demográfica ou estrutura populacional, é uma ilustração gráfica que mostra a distribuição de diferentes grupos etários em uma população (tipicamente de um país ou região do mundo), em que normalmente cria-se a forma de uma pirâmide.