A economia do nordestte
380 palavras
2 páginas
A palavra economia pode-se definir como a ciência que estuda como as sociedades usam os recursos escassos e os processos de produção, a troca ou intercâmbio e consumo de bens e de serviços. O que quer dizer é que estuda o comportamento humano que deriva da relação existente entre as necessidades humanas e os recursos disponíveis que se precisam para satisfazê-las. Desde os primórdios precisamente quando Adão e Eva foram banidos do paraíso, tiveram que ganhar seu sustento trabalhando, sendo assim uma atividade econômica, os conceitos mais básicos dela é a oferta e a demanda. A oferta são os produtos e tem relação com a quantidade de produtores capazes de produzi-los e a demanda está relacionada com os usuários que querem esses produtos e estão dispostos a pagar uma quantidade preço, então esse é o ponto de união entre oferta e demanda é chamada equilíbrio de mercado.
As sociedades históricas e pré-históricas usavam como base a atividade econômica, começaram a caçar, pescar e vivendo da sua colheita e criando seus animais, criando assim grandes núcleos populacionais. Tudo então foi evoluindo para a fabricação de instrumentos tais como: ferro cobre e bronze, daí acontecendo uma mudança das comunidades humanas para a agricultura. Surgiram varias evoluções uma delas foi à revolução industrial, quando se fala de revolução industrial vem o nome manufatura. A manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. A Revolução Industrial significou um grande avanço no processo de produção de bens. O trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior quantidade de produtos em tempo menor. Além das máquinas, a manufatura passou a caracterizar-se pela utilização do trabalho em série.
Surgindo daí um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos, esse sistema se chama capitalismo. Um dos fenômenos do capitalismo é